10 de novembro de 2023

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Excelência em Serviços de Luxo – Entrevista para Revista Riolax

Ler a Reportagem original na Revista Riolax AQUI.

Quais os destaques atuais do segmento de alto padrão? O que torna uma experiência memorável?

Essas e outras perguntas foram pano de fundo do último encontro do Riolax Content, conduzido pela palestrante Gabriela Otto. O evento on-line, promovido pela Rede periodicamente, é uma ação exclusiva para os membros do Club Riolax Experience.

Formada em Comunicação Social, com especialização Marketing, Gabriela Otto possui mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels. CEO da GO Consultoria, é também Presidente da HSMAI (Hospitality Sales & Marketing Association International, curadora de conteúdo de grandes eventos e professora da ESPM, onde criou os renomados cursos de extensão ‘Excelência em Serviços’ e ‘Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo’.

Quais os destaques atuais do segmento de alto padrão?

Primeiramente a sustentabilidade é o fator crucial do segmento de alto padrão atualmente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos ambientais e sociais de seus investimentos. Desta forma, práticas eco-friendly estão ganhando destaque no mundo todo e algumas empresas já colocam esse item como fator decisivo para fechar negócios e contratar fornecedores. O segmento de luxo é quem ‘dá o tom’ da sustentabilidade no mercado.

Outro destaque é a Inteligência Artificial. No setor e arquitetura e design, a integração com a tecnologia já tomou conta das propriedades de alto padrão. Entre os exemplos, podemos citar a automação residencial, sistemas de segurança avançados, iluminação inteligente e sistemas de entretenimento de última geração.

Design personalizado e exclusivo. Isso inclui a personalização de interiores, móveis sob medida e a criação de espaços que reflitam o gosto pessoal e as necessidades dos proprietários. Luxo precisa representar a personalidade de quem compra, seu desejo e sua projeção de si mesmo para o mundo.

Saúde e Bem-Estar: a busca por um estilo de vida saudável e equilibrado é uma prioridade para muitos nesse segmento. Espaços dedicados à saúde e ao bem-estar, como salas de ginástica, spas, piscinas e jardins terapêuticos são cada vez mais indispensáveis.

Temos ainda a Arte e Cultura que desempenham um papel fundamental no segmento de alto padrão. Colecionar obras de arte, apoiar instituições culturais e participar de eventos artísticos são práticas comuns entre os consumidores desse segmento.

E, por fim, a Privacidade também é prioridade para os consumidores de alto padrão.

E por falar em experiência, o que torna uma experiência memorável? Como entregar um serviços ou produto que atenda o perfil do alto padrão, por exemplo, no segmento de relaxamento e banho?

Primeiramente qualidade. produtos e serviços de alta qualidade são essenciais. A excelência é esperada e deve ser entregues em todos os aspectos, desde materiais utilizados até a execução de serviços. Outro ponto é o atendimento personalizado, ou seja, conhecer os clientes pelo nome, entender suas preferências e antecipar suas necessidades é fundamental.

Criação de Memórias, ou seja, eventos especiais, celebrações ou surpresas inesperadas podem contribuir para isso. E, por fim, Experiência Sensorial, sentimos o mundo através dos sentidos. Aromas, cores, sons agradáveis, tudo conta para propiciar um momento memorável aos clientes.

Em sua palestra você destacou a importância da consistência para chegar à excelência. Como isso se dá na prática?

A consistência em uma marca de luxo é um dos princípios fundamentais para construir no segmento de alto padrão, pois está conectada diretamente à satisfação do cliente. Consistência está relacionada à credibilidade e à confiança, fazendo com que os clientes se sintam mais seguros em seus investimentos.

Também está relacionada à experiência uniforme (mas personalizada), independente do contato do cliente, refletindo os valores da marca e seu padrão de qualidade. Surpreender um cliente exigente é uma coisa (mais fácil), mas surpreendê-lo sempre é luxo. Por fim, consistência reflete mais resistência perante um mercado em consistente mudança, pois a marca se adapta sem comprometer sua identidade essencial.

 


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