18 de agosto de 2011
VoltarDefinições de Hotéis Boutique by BLLA (Boutique & Lifestyle Loadging Association)
Já falei sobre hotéis Boutique aqui no blog, mas como o assunto me fascina, seguem mais algumas análises e informações sobre o tema.
Hotéis Boutique são intimistas, peculiares, avant-guarde, diferenciados, trendy, funky, clássicos, luxuosos, personalizados, etc.
Enfim, nomenclaturas não faltam para expressar suas características únicas: lifestyle hotels, pousadas luxuosas, casas de campo, resorts boutique, hotéis spa, hotéis design, hotéis com assinatura de um artista, fashion hotels, e isso só para citar alguns.
O que os destaca na indústria da hospitalidade é sua incrível atenção aos detalhes e distintas qualidades individuais.
Estes hotéis podem ser encontrados em ambientes de praia, safari, campo, montanha ou cidade.
Estes hotéis podem ser encontrados em ambientes de praia, safari, campo, montanha ou cidade.
É possível encontrá-los próximo a vinhedos, patrimônios da humanidade, artesanatos, pontos turísticos inusitados, entre outros.
Os turistas mais sofisticados, artistas, pessoas que pensam “fora da caixa” e anseiam por algo diferente, encontram nos boutiques o seu tesouro.
Pode ser em sua lua de mel, um retiro ou um passeio com amigos, os boutiques tem muitas “caras” e se conectam imediatamente com seus hóspedes.
Mas o desafio de encontrar a sua “cara” dentre os 44.600.000 resultados de “hotel boutique” no Google é desmotivador.
O viajante precisa decifrar as diferenças entre um hotel romântico, elegante ou da moda. E ainda descobrir se é tranquilo o suficiente, ou artístico o bastante para levá-lo a uma viagem anti convencional.
A Boutique and Lifestyle Lodging Association – BLLA (ou Associação dos Hotéis Boutique e de Estilo de Vida) é um lugar onde profissionais da área trabalham juntos para determinar e esclarecer conceitos e terminologias. O objetivo é eliminar a confusão do segmento.
Conheça o trabalho da Associação e algumas definições e terminologias já estabelecidas.
- Hotel Boutique – ambiente de hotel intimista, geralmente luxuoso e elegante, próprio para uma clientela muito particular.
- Lifestyle hotel – propriedade que combina elementos vivos e atividades com design funcional, oferecendo aos hóspedes a oportunidade de explorar a experiência que eles desejam.
- Hotel Boutique de Luxo – ambiente extremamente luxuoso criado para expressar experiências de estilo de vida únicas (sinônimos de saúde e bem estar).
- Fashion Hotels – experiências especiais em propriedades que têm um design único, restaurantes exclusivos e conceito de moradia notável. Sua tematização é moderna e proporcionam uma atmosfera de “fazer acontecer”.
- Hotéis Design – arquitetura única, onde o design de interiores é tão importante quanto o colchão. Estilo, juntamente com preocupação ambiental, são fatores vitais. Hotéis Design variam de acordo com as habilidades únicas dos seus criadores. Expressão artística, funcionalidade e imaginação se mesclam para tornar os hóspedes dos hotéis não só confortáveis, mas em constante estado de contemplação através da visão criativa do designer.
- All Suites – pelo menos um quarto separado da sala de estar. Muitas vezes, estes hotéis oferecem frigobar ou recursos de cozinha (apropriados para long stays).
- Hotéis Arquitetônicos – design único e posicionamento através da construção do conceito de arquitetura. Eles atraem hóspedes interessados em permanecer em um lugar que quebra o molde do projeto de construção por dentro e por fora.
- Hotéis Artísticos – combinação de espaço high-end e uma obra de arte. O hóspede de um hotel artístico tem a sensação emocionante que estão vivendo em uma exposição de museu de arte moderna. Estes hotéis especiais são a mais recente combinação de expressão artística e hospedagem new-age.
- Avant-Garde Hotéis – exemplo de hotel artístico. Empurram as expectativas de um quarto de hotel para um estilo de vanguarda. Incomuns, peculiares, artísticos, funky. tudo isso pode descrever um hotel de vanguarda.
- Hotéis de Cidade (City Hotels) – refletem o ambiente e o caráter de suas cidades, juntamente com excepcional localização, o que permite aos hóspedes a fácil exploração do lugar.
- Hotéis Clássicos – lobbies dramáticos, lustres deslumbrantes e uma decoração acolhedora sempre foram o padrão da indústria de hospitalidade de lato padrão. Em um mundo de ambientes “sem frescura”, despojados e de mega hotéis, esses empreendimentos são relíquias que relembram como um hotel deve ser.
- Classy Hotels (Hotéis Elegantes) – arte elegante, ambiente diferenciado, serviço high-end do início ao fim.
- Hotéis confortáveis – paredes grossas, cama confortável, muita limpeza e um ambiente relaxante. Nada menos que isso.
- Hotel de Eventos – oferece comodidades para reuniões de negócios, banquetes ou outros eventos especiais.
- Hotéis Contemporâneos – refletem a idéia elegante e moderna dos hotéis artísticos. Possuem amenities modernos, juntamente com uma pitada de inspiração artística única.
- Hotéis Corporativos – são para o viajante de negócios que exige uma perfeita transição do escritório, casa e quarto de um hotel. Hoje, isso significa um espaço de trabalho de qualidade, internet confiável e outras tecnologias, juntamente com um serviço rápido e acomodações agradáveis.
- Hotéis Rurais – são onde os viajantes vão para fugir. Acima de tudo eles são tranquilos e encantadores. Podem oferecer uma ampla gama de amenities, dependendo dos seus preços e localização.
Bem, não sei vocês, mas acredito que muitos conceitos como confortável, luxo e outros são válidos para todos. Não sei se as definições da BLLA esclareceram ou me deixaram mais confusa. Pelo menos existem grupos pensando no assunto.
Mas conheça mais a Associação…
Para saber mais sobre o assunto:
* Blog da BLLA
* Vídeo da BLLA sobre o conceito de Hotel Boutique.
* Revista da BLLA
* Meu Artigo O Futuro dos Hotéis Boutique (publicado no Gestão do Luxo)
* Meu Artigo Palermo, o Reduto dos Hotéis Boutique na Argentina