Volta e meia aparecem novas expressões no mercado, e depois de passar um tempo ‘boiando’, todos começam a se interessar pelo significado e aplicação. Pois não seria diferente com ‘blockchain’, a palavra que mais falada na última HSMAI ROC (Revenue Optimization Conference), que participei em Houston meses atrás.
Então vamos a explicação, e porque isso é tão importante a ponto de impactar profundamente nossa indústria?
Definição
Na tradução literal, blockchain significa ‘cadeia de blocos’.
Imagine um livro ‘mágico’ de informações sobre determinado assunto. A mágica acontece, pois é possível criar infinitas cópias dele, e tudo o que for registrado nele será automaticamente registrado nos demais. Assim, as cópias serão iguais para sempre, atualizadas em segundos. Como esse livro também não pode ser apagado e nem adulterado, ele se torna parte essencial de um sistema que distribui recursos de maneira justa e eficiente para todos. Tudo o que é registrado no livro é válido para todo mundo, pois os registros aparecem em todas as unidades.
Exemplo mais clássico: o principal ingrediente do êxito do Bitcoin (lançado em 2009) é um sistema de registro que ficou um bom tempo sem ser notado. E adivinha o nome desse sistema?
O blockchain é tão importante pelo fato dele não ser um banco de dados convencional. O sistema funciona como um livro de registros, mas inviolável, “inderrubável” e extremamente eficiente.
Em resumo, é um banco de dados distribuído e sem intermediários, totalmente confiável para permitir transações diretas. Esse é o papel do blockchain!
Uma rede centralizada (esquerda) e uma rede distribuída (direita)
Implicação na hotelaria
Embora alguns comentarem que é cedo para aprofundarmos o assunto (‘É como a internet nos anos 90, ainda é cedo…’), outros já vislumbram excelentes avanços na indústria de viagens e hotelaria:
- Segurança nos Pagamentos e Estabilidade – na indústria de viagens, pagamentos passam entre várias empresas. Com uma colaboração aprimorada, a melhora na experiência geral dos clientes será evidente.
- Aceitação de bitcoins ou qualquer outra criptomoeda.
- Livro contábil seguro
- Pagamentos bancários simplificados
- Transações financeiras internacionais gratuitas
- Custos dos hotéis reduzidos
- Estabilidade e Segurança de dados – imagine todos os dados descentralizados e rastreáveis, e um banco de dados que nunca fica off-line e é anti ataque cibernético. Viajantes são obrigados a fornecer identificação em vários estágios de sua jornada. Imagine uma impressão digital já resolvendo tudo isso e reduzindo o tempo dispensado hoje nesse processo?
- Programas de Fidelidade – simplificação do processo, facilidade ao acesso dos clientes aos pontos e resgate. As recompensas, por exemplo, poderão ser distribuídas por meio de tokens digitais, juntamente com benefícios de segurança inerentes que reduzirão fraudes.
- Distribuição – ‘Se os intermediários concordarem com um certo tipo de protocolo, isso será poderoso. Poderei até dizer: ok, aqui está meu inventário’, comentou um gestor hoteleiro.
Cases em Viagens
- TUI – A gigante do turismo foi uma das primeiras a se comprometer com a tecnologia blockchain, e lançou o ‘bed-swap’, onde ela avalia demanda e movimenta seu inventário em diferentes pontos de vendas em tempo real. A partir daí pode flexibilizar suas margens com base na demanda.
Aplica essa lógica para o processo de precificação e yield da hotelaria e…voilá!
- Winding Tree – empresa iniciante sem fins lucrativos, recentemente levantou milhões de dólares para desenvolver uma plataforma de distribuição de viagens open-source (software com código-fonte aberto) baseada em blockchain. Ela faz rastreamento de estoque, e descentraliza a distribuição, eliminando intermediários e riscos de monopólios.
Esse vídeo mostra um resumo da nova tecnologia na indústria de viagens em 3 minutos (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=bJo4tM-PHqo
A conclusão final é que blockchain deve ser monitorado, juntamente com quaisquer outras tecnologias que pareçam estar prontas para afetar o setor de viagens e hospitalidade.
Em uma época que, finalmente, a hotelaria está dando mais atenção à tecnologia, é importante ‘ficar ligado’!
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Esse meu artigo foi também publicado no Hôtelier News. Aqui a publicação original.
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