21 de abril de 2024

Voltar

Três Perguntas para…Gabriela Otto (by Hôtelier News)

Prazer enorme participar pela 2ª vez do ‘Três Perguntas para…’ do Hôtelier News. Fui a primeira entrevistada anos atrás na sua estréia.

Abaixo a reportagem publicada, e mais abaixo o texto original que enviei com mais alguns detalhes.

Foto: Momento do recebimento do prêmio ‘Hoteleira do Ano’ que ganhei do HN em 2022.

Abaixo meu texto completo:

Hobbies, gostos musicais, indicações de leitura e atividades no tempo livre:

  • Música: sou eclética, mas preferência total por rock clássico. Recentemente assisti US na Sphere em Las Vegas e, sem dúvida, entrou para o rol de experiências ‘da vida’.
  • Leitura: Difícil indicar um livro, pois leitura é um dos meus hobbies prediletos. Compro, troco, estou sempre pelos sebos de SP, e já cheguei a escrever sobre meus hábitos de leitura tempos atrás: http://gabrielaotto.com.br/blog/meus-40-habitos-e-manias-de-leitura-com-dicas/ . Além de livros técnicos e profissionais, que estão sempre presentes, romance histórico é uma paixão. Desde a trilogia O Século, do meu autor contemporâneo favorito Ken Follet, até a leitura atual Os Romanov, de Montefiore. Se estou de bolsa, é certeza que estou levando algum livro comigo.
  • Séries: Após Game of Thrones e a decepção do final, nada superou Yellowstone e seus spin-offs 1883 e 1923. Imperdíveis! Novamente, ficção e história como meus passatempos preferidos. Mal posso esperar para seguir acompanhando a saga da família Dutton na 2ª parte da 5ª e última temporada no final desse ano, e todos outros spin-offs já confirmados.
  • Hobbies: além do Beach Tennis (que comecei a praticar antes de virar ‘moda’) e quebra cabeças gigantes de 3 à 5 mil peças, adoro voltar para a sala de aula, e não só como professora, mas também como aluna. Sim, meu hobby preferido é fazer cursos. Além de assuntos técnicos relativos ao meu trabalho do dia a dia, me interesso por assuntos dos mais variados. Já fiz curso de Filosofia, Política e Ética em Harvard e, faz alguns anos que me dedico à Psicanálise, devendo me formar como profissional da área no final desse ano. Obs.: Eu avisei que era eclética!!! rsrs

Informações acadêmicas e profissionais:

Sou formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator.

Tenho mais de 20 anos de experiências em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas.

Além de CEO da GO Consultoria e  Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International), atuo como Curadora de Conteúdo da WTM Latin America e Board Member da Equipotel, além de Professora da Educação Executiva da ESPM, onde criei os renomados cursos de extensão ‘Excelência em Serviços’ e ‘Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo’ , alguns dos mais bem avaliados da instituição.

PERGUNTAS

01 – Nos últimos meses de 2023, você assumiu a presidência da HSMAI Latam, com o intuito de consolidar a ampliação da entidade na região. Dessa forma, quais desafios você enxerga à frente para realizar essa expansão? E quais as principais estratégias e objetivos?

Esse foi um plano adiado em função da pandemia. A expansão da HSMAI na região já fazia parte do projeto desde o início da associação em 2024 no Brasil.

O desafio é significativo, pois reunimos executivos de mercado de forma voluntária para contribuir com o desenvolvimento do negócio hoteleiro no seu país. Ao mesmo tempo que são pessoas com o desejo de devolver ao mercado tudo o que ele nos proporcionou, sabemos dos desafios de tempos, viagens e vida atribulada de todos eles. Também existe a questão cultural de cada país, onde o engajamento, parcerias e dinâmicas de eventos que acontecem de forma diferente. Ao mesmo tempo que fazemos parte de uma organização mundial, nossos boards entendem que são células independentes de atuação, e tem a responsabilidade ética com as boas práticas e ferramentas confiáveis de gestão para a hotelaria.

Diferente do Brasil, que comemora 10 anos no país em 2024, o trabalho na Colômbia, Chile, México e Peru esse ano será de awarness e fortalecimento da marca localmente. Estaremos focados em aumentar a visibilidade da HSMAI Latam, e o desafio está justamente nesse mercado tão diversificado e dinâmico que é o latino-americano. Para isso, será crucial estabelecer parcerias estratégicas regionais e locais, promover eventos relevantes e oferecer conteúdo educacional de alta qualidade, como sempre fazemos.

Nossas principais estratégias envolvem o fortalecimento da presença online e offline da HSMAI Latam, por meio de plataformas digitais, redes sociais e eventos presenciais em diferentes países da região. Além disso, estamos focados em desenvolver programas de capacitação e certificação que atendam às necessidades específicas dos profissionais de Vendas, Marketing, Distribuição e Revenue Management na indústria hoteleira latino-americana

Estamos com um ótimo time em cada país e estou confiante na consolidação da associação na região.

A HSMAI mundial faz 100 anos em 2024. Não à toa chegamos nessa idade e expandindo. Falamos de uma entidade focada em aumentar a lucratividade e sustentabilidade do negócio hoteleiro, e da qual tenho muito orgulho em fazer parte.

02 – Vendas, Marketing e RM andam cada vez mais juntos na hospitalidade, sendo essenciais nas estratégias desenvolvidas pelas redes. Assim, como a HSMAI pretende atuar no sentido de qualificar ainda mais esses departamentos?

A HSMAI Latam pretende atuar de forma proativa na qualificação dos profissionais de Vendas, Marketing, Distribuição e Revenue Management, oferecendo programas de educação continuada, roundtables, cursos, eventos, artigos e outras iniciativas de desenvolvimento profissional. Reconhecemos a importância crescente desses departamentos na indústria hoteleira e estamos comprometidos em fornecer as ferramentas e recursos necessários para que os profissionais se destaquem em seus respectivos campos.

O tema da associação há alguns anos já é a visão integrada dessas áreas, onde pensamos aa ‘Estratégia Comercial’, englobando RM, Distribuição, MKT e Vendas. Trabalhar em silos é o pior cenário que um hotel pode ter hoje em dia.

Estamos em contate debate com o mercado e nos nossos grupos de trabalho sobre as futuras lideranças dessas áreas, gaps e insights em geral. Inclusive, é possível acompanhar parte de nosso conteúdo na área de INSIGHTS HSMAI aqui no Hôtelier News semanalmente: https://www.hoteliernews.com.br/categorias/hsmai-insights/

03 – Por fim, qual cenário você visualiza para 2024? Quais os principais desafios?

Para 2024, minha visão para o mercado hoteleiro é otimista-realista, ou seja, muito ‘pé no chão’. No Brasil, teremos crescimento mais impulsionado por diária média do que ocupação, mas também por desafios e incertezas.

Mundialmente, a previsão é um crescimento da demanda de 1,2% e 3% em REVPar. Entretanto, as margens, lucros e fluxos de caixa podem cair em função à inflação salarial, aumento dos custos e altas taxas de juros. A instabilidade política e econômica em algumas regiões do mundo pode ter um impacto negativo na demanda de viagens internacionais.

Sobre os desafios, alguns já conhecidos seguem conosco em 2024. A contratação e retenção de talentos continuará exigindo treinamentos regulares. O aumento de custos operacionais forçará uma gestão ainda mais eficaz de estoque e custos. A mudança nas expectativas dos hóspedes não admitirá nada menos que eficácia operacional e estratégias adequadas de gestão de receita.

Já o investimento em tecnologia será ainda mais vital. A frase ‘Data or Die’ (Dados ou Morte) é cada vez mais uma verdade absoluta. Sem aproveitar informações valiosas sobre os hóspedes, é difícil imaginar operações inteligentes.

Entretanto, sabemos que muitos ficarão para trás em termos de inteligência artificial e de negócios. Atualmente, a tecnologia é acessível, os valores são viáveis, e 82% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais para uma melhor experiência. Ou seja, não tem mais desculpa.

Em resumo, o mercado hoteleiro em 2024 será um mercado dinâmico e desafiador, mas também com oportunidades para os hotéis que se adaptarem às tendências e oferecerem uma experiência superior aos hóspedes. Através da HSMAI, nos comprometemos em levar os principais temas para o palco de nossos eventos, debates e estudos, colaborando ao máximo com essa indústria que tanto nos proporciona e encanta.

Voltar