Meus 40 hábitos (e manias) de leitura….com dicas!

Como fechei uma parceria com a Editora Évora esse ano, e teremos ainda mais indicações de livros na página da GO Associados, resolvi compartilhar alguns hábitos de leitura. Como é meu passatempo favorito, fui adquirindo algumas manias ao longo do tempo. Espero que goste e, quem sabe, até se identifique com algumas.

E não deixe de conhecer a área de Livros Recomendados.

Captura de Tela 2016-02-05 às 19.01.03

  1. Exagero: Quando acho o livro muuuuito bom, tenho vontade de ler todos os trabalhos do autor, até suas redações de escola.
  2. Momento Memorável: uma praia linda, temperatura agradável, uma cadeira confortável, guarda sol, óculos escuros, playlist ‘Deep Focus’ do Spotify nos fones de ouvido, e um livro incrível nas mãos.
  3. Falsa Promessa: pensar ‘só mais um capítulo’ e não parar até o livro acabar. Sim, já perdi o horário com essa mania.
  4. Depressão pós livro (bom)….E agora, qual o sentido da vida?
  5. Pequeno Momento de Pânico: quando fecho o livro sem o marcador de páginas.
  6. Quando ‘cai a ficha’: será impossível ler todos os livros que quero somente nessa vida.
  7. Consumo: post its coloridos (centenas) para marcar as melhores passagens. Compro vários diferentes no Ebay.
  8. Ostentação: entrar em um sebo (principalmente o Sebo do Messias) ‘só para olhar’ e sair com mais de 5 livros.
  9. Obsessão: descobrir o que a pessoa ao lado está lendo.
  10. Lei Universal: Não fale comigo enquanto estou lendo! Tenho um marcador de livros escrito “SSSSHHHHH” bem grande, especial para voos longos. Após os primeiros minutos já dá para saber o tipo de papo, e ele já me salvou muitas vezes.
  11. Insanidade: perder a noção do tempo, e ‘varar’ a noite lendo.
  12. Satisfação: concluir uma troca com sucesso no Livra Livro
  13. Desespero: leituras (lidas, quero ler, lendo) desatualizadas no SKOOB.
  14. Estilo: gastar mais com livros do que com bolsas.
  15. Presente: um livro da minha wish list, ou marcadores de páginas estilosos.
  16. ‘Carteirada’: sim, eu uso e abuso dos descontos para professores oferecidos pelas editoras.
  17. Mania: Estantes não leem, por isso sou fã inveterada de bibliotecas e trocas online. Mas claro que tenho alguns ‘filhos’ preferidos, que não troco, não empresto, não deixo ninguém tocar.
  18. Admiração: mulheres com mais de 40 que não leram, nem vão ler os 50 tons de páginas mal escritas de Kelly Marcel.
  19. Rotina: ouvir da minha filha cada vez que chego de viagem – ‘Livro de novo, mãe? Dá para trazer brinquedo pelo menos uma vez?”
  20. Crime: gente que escreve à caneta em um livro, faz ‘orelha’ para marcar páginas e, principalmente, que le com a capa dobrada (aaaaahhhhhh!)
  21. Alegria: encontrar alguém que, como eu, gostou daquele livro que todo mundo fala mal.
  22. Amor: quem tem gosto literário parecido com o meu, e indica um livro incrível que eu ainda não conhecia.
  23. Tensão: amigo que pede livro emprestado. Até empresto, mas ele sai com tantas condições (até o possível fim da amizade), que repensa o pedido.
  24. Humor: leio vários livros ao mesmo tempo, sempre mesclando romances e corporativos. Leitura precisa combinar com nosso humor, não dá para forçar a barra.
  25. Antes de dormir: ao invés de pedir “só mais cinco minutinhos” antes de acordar, peço “só mais um capítulo antes de dormir”.
  26. Meta da vida: concluir boa parte da leitura dos 339 livros do desafio ‘Rory Gilmore’. Me acompanha?
  27. Vblog literário: assistia vários, mas não me identificava com nenhum, até conhecer a Tatiana Feltrin do Tiny Little Things. Pego várias dicas de leitura (inclusive em inglês) e análises interessantes.
  28. Confissão: sim, já chorei lendo. O final do ‘O Caçador de Pipas’, por exemplo, é implacável.
  29. Never ever: livros de terror. Não gosto (ponto)! Sorry, Steven King!
  30. Preferências: realidades fantásticas (distopias) e romances históricos. De negócios, tudo sobre marketing e gestão.
  31. Bloqueio: não consigo gostar do filme após ler o livro. As vezes, nem assisto. A história é sempre muito melhor na minha imaginação.
  32. Desastre: eu leio andando.
  33. Drogas: não uso, mas adoro cheirar livros,  novos e velhos. E se o livro é muito bom, faço carinho após terminar, como um ritual de despedida.
  34. Identificação: quando vejo alguém lendo um livro que eu amei, sinto um misto de sentimentos, ciúmes, amor e vontade de abraçar a pessoa.
  35. Debate: discuto comigo mesma sobre as razões para decidir qual será o próximo livro a ser lido.
  36. Individualismo: Assim como livrarias, vou à Bienal do Livro sozinha. Todo mundo sabe que é difícil me tirar de lá, e poucos tem paciência.
  37. Bolsa: carrego SEMPRE um livro,mesmo sabendo que não terei tempo para ler.Gosto da proximidade com a história do início ao fim.
  38. Não canso nunca: livros de filosofia. Todo mundo deveria ler mais filosofia, pois a visão de mundo muda…para melhor.
  39. Não me convence: Leio online também, mas só livros técnicos. Romances em iPads e iReaders não me emocionam. Nota adicional de 05/05/15 – aproveitei o lançamento do Kindle Unlimited (Netflix dos livros), e baixei vááários livros. Ou seja, o item 39 acabou de mudar. Estou lendo de tudo online…e amando! Conheça AQUI.
  40. Ansiedade: a história ‘engrenou’ e o avião está aterrissando.

Por fim, não leio para ser interessante, mas para ser feliz!Se identificou com alguns? Quais são os seus hábitos de leitura?

Captura de Tela 2016-02-05 às 19.01.15

Palestrante e Diretora da GO Associados, especializada em Capacitação de Pessoas, Excelência em Serviços, Marketing, Gestão do Luxo, Turismo e Hospitalidade. Gabriela atuou por 20 anos em reconhecidas multinacionais.