7 de setembro de 2008

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Marca – A Identidade da empresa!

Gosto muito da Gazeta Mercatil e, nesta sexta, 05/9/08, ela publicou um Suplemento Especial falando sobre marcas. Leia aqui a matéria completa.
João Paulo Villela, coordenador da FGV Projetos, deu uma entrevista muito interessante. Alguns comentários dele:

O que é Marca?

“A marca é a identidade que se quer dar a uma empresa, ou seja, o consumidor ao olhar a marca imediatamente verá a identidade da empresa com seu compromisso, seja de qualidade ou serviço de alta excelência. Dessa forma, na hora da opção de compra, o consumidor dê preferência à marca com a qual ele está mais confortável e também por estar mais presente em sua mente. Hoje, a marca tem um papel especial no processo de produção e construção de valor dentro da cadeia, já que quem cria o valor para a empresa é o cliente e à medida que o cliente tem uma marca bem fixada na mente, provavelmente dará preferência a ela na hora da compra.”

Como uma marca deve ser planejada e estruturada?

” Isso é uma ação a longo prazo e requer grandes investimentos. O principal ponto do planejamento é ter um posicionamento claro, ou seja, como como a empresa quer ser percebida pelo mercado. Há basicamente dois tipos de posicionamento: o empresário quer ser visto como tendo o produto mais barato ou o produto diferenciado. Para construir a imagem é necessária a excelência de processos como: comunicação direta ou com o mercado, atendimento ao cliente e qualidade dos bens oferecidos.”

Outra frases dele: “É preciso ter uma alvo definido, para que a marca entre na mente do consumidor.”

No Brasil, as marcas de consumo são muito mais valorizadas, pois existe todo um processo emocional relaciona do aos produtos, levando em conta que os consumidores atribuem boa parte desta emoção à marca.
66% do valor das empresas são originados de ativos intangíveis e a marca representa, em média, 65% destes ativos.

Não é à toa que até Agências de Publicidade estão entrando no segmento de Branding. O “intangível” está com tudo e pagando muito bem para quem consegue ajudar as empresas a posicionar e agregar valor à marca, fazendo-a valer cada vez mais.
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