| Gabriela Otto
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Equipotel

Para Gabriela Otto a distribuição é hoje o maior desafio da hotelaria

Para Gabriela Otto a distribuição é hoje o maior desafio da hotelaria

EQUIPOTEL SÃO PAULO – Marketing Digital, como transformar a internet em seu melhor vendedor foi o tema da palestra apresentada por Gabriela Otto, diretora da GO Consultoria, outra das empresas que repetiu a parceria com a Equipotel no desenvolvimento de conteúdo para esta edição do Conference.

A consultora traçou um panorama do cenário digital, falou dos impactos da era da internet, apresentou o perfil do hóspede 2.0 e mostrou tendências e soluções para que o hoteleiro possa transformar o seu site em uma máquina de vendas com a menor dependência possível dos canais de distribuição sem, no entanto, prescindir deles em momentos pontuais da operação. Segundo Gabriela, sem uma boa gestão de vendas diretas, os custos com a distribuição concentrada em canais externos chegam a consumir 45% da receita.

Investir no treinamento das equipes do call center e na consultoria de um profissional para a construção de um site que ofereça os recursos e as informações necessárias para que o internauta efetue já ali e tenha confirmada a sua reserva é uma forte recomendação da consultora. Atrelar a página a um bom motor de reservas também é indicado como forma de otimizar a função de um site, que deve oferecer disponibilidade, opções de mobilidade e relevância.

Outra sugestão de Gabriela é obter o máximo proveito possível das redes sociais, como facebook, twitter, instagram, printerest, youtube, linkedin, foursquare e slideshare. “O importante é que o cliente encontre o seu produto em todos os canais, ele decidirá em qual comprar”, afirma a consultora, que entende a distribuição como o maior desafio da hotelaria na atualidade.

Além de funcionarem como canais de venda, como é o caso do facebook, Gabriela lembra que as redes sociais são armas poderosas na era do marketing digital, quando alinhadas com ações tradicionais conduzidas no modo offline. “A estratégia tem que ser uma só e todos os canais devem refletir a personalidade do hotel”, recomenda Gabriela, lembrando que 40% das pessoas dispostas a adquirir produtos de viagem pela internet não sentem segurança em comprar quando não não há fotos ou vídeos. Acrescentar ao conteúdo informações positivas sobre o destino em que o hotel se localiza é outra dica da consultora, que no entanto é enfática na recomendação final: “Entregue o que você prometer”.

 

Publicado em: http://www.revistahotelnews.com.br/2009/noticia.php?req_url=006&id_noticia=1861