Liderança Positiva | Gabriela Otto
Liderança Positiva | Gabriela Otto
Empresa especializada na Capacitação de Pessoas, Marketing, Mercado de Luxo, Turismo e Hotelaria.
go associados, gabriela otto, go, hotelaria, consultoria, gestao hoteleira, palestra, otto, blog gabriela, mercado de luxo, luxo, palestras,
16801
post-template-default,single,single-post,postid-16801,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.3,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Liderança Positiva

12 jul Liderança Positiva

Em uma derivação da Psicologia Positiva, o autor analisa os novos tempos da gestão. E seu texto é muito claro: “Liderança não é um dom, mas uma tarefa, uma função que pode ser aprendida.”

Interessante sua visão sobre a Era do Conhecimento: “Conhecimento é gente, enquanto competência é conhecimento aplicado, pois ele é vendido e entregue, mas continua na posse do ‘dono'”.

Antes de entrar nas 11 competências de um líder, Gilberto apresenta diversas teorias que classificam estilos de liderança.

Ele destaca as 5 regras da gestão:

  • Antecipar e preparar o futuro
  • Fazer acontecer
  • Identificar e atrair o profissional talentoso
  • Formar as próximas gerações
  • Investir no próprio desenvolvimento

A liderança positiva é focada em 3 pontos:

  1. Conquista de resultados muito acima do convencional.
  2. Positividade
  3. Virtuosismo

Não gosto muito dessas teorias que o líder tem que ser um super herói, infalível, que é perfeito, mas concordo que ele deve ser uma fonte de inspiração para a equipe, justamente por enfrentar suas fraquezas, e trabalhar constantemente em seu desenvolvimento.

A parte que mais gostei foi sobre o ‘clima positivo’, e o quanto uma crítica pode provocar, se tornando contraproducente de forma desproporcional.

Pessoas otimistas são as mais persistentes, e acreditam que o insucesso é temporário. Líderes eficientes saber reverter o pessimismo da equipe, e aplicar a mais simples frase da doutrina utilitarista de William Godwin (filósofo inglês do Séc.XXI): “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem estar.”

Fora a reunião óbvia de várias teorias conhecidas, gostei do modo como o autor apresentou a conexão Otimismo-Liderança, e me identifiquei com vários conceitos.

O livro oferece também 10 páginas para você avaliar o seu otimismo.

E termina com ótimas dicas para lidar com os diferentes perfis (engraçados, mas reais) de colaboradores: os engajados, os hesitantes, os passivos, os resmunguentos, os divididos, os opositores, e os revoltados. Certeza que você vai identificá-los também (rs).

Vale a leitura!

Compre AQUI.

A GO Associados tem parceria com a Editora Évora. Use o código T8GR5NDT7, e tenha 40% de desconto nas compras acima de R$ 20. Boas leituras!

Tags: