A Cauda Longa | Livro Recomendado | Gabriela Otto
Empresa especializada na Capacitação de Pessoas, Marketing, Mercado de Luxo, Turismo e Hotelaria.
go associados, gabriela otto, go, hotelaria, consultoria, gestao hoteleira, palestra, otto, blog gabriela, mercado de luxo, luxo, palestras,
16417
post-template-default,single,single-post,postid-16417,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.3,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

‘A Cauda Longa, do mercado de massa para o mercado de nicho.’

12 jul ‘A Cauda Longa, do mercado de massa para o mercado de nicho.’

A ideia central do livro, proveniente de um artigo de Chris Anderson, físico, escritor e editor chefe da revista Wired, é a viabilização de nichos como grande potência de mercado através da internet.

Uso muito essa teoria nos cursos de Distribuição, onde analisamos opções alternativas à Paretto (lembra da teoria que 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% do seu faturamento?) e como encaixar a internet nessa lógica. O fenômeno multicanal mudou tudo, assim como os buscadores permitiram a decisão por produtos e serviços diferentes das escolhas tradicionais.

 

Mas minha admiração pelo autor, chamado até de guru da tecnologia, é sua capacidade de atrair críticos e fomentar debates. Definitivamente, ele força seus leitores a pensar, nem que seja para discordar dele. E a vertente que mais criticou o ‘Cauda Longa’ foi a defensora da web como amplificadora dos produtos de maior sucesso e não dos de nicho. Ou seja, depois de ler o livro, o mais divertido é continuar o estudo online para entender as análises de outros especialistas. Vale a pena!