16 de junho de 2010
VoltarVideo, a mais poderosa ferramenta de marketing do seu hotel
Hoje em dia os hotéis operam em um ambiente extremamente competitivo.
Você já se perguntou como criar um diferencial competitivo na sua comunicação com o mercado?
Pois a resposta é: Conteúdo Visual.
Pode parecer óbvio, afinal, todos conhecemos a máxima: uma imagem fala mais do que mil palavras.
Mas se você pensou somente em lindas fotos, saiba que isso já não é mais suficiente. Um site com fotos de excelente qualidade já é um item básico na promoção de um hotel. É como wi-fi nos hotéis corporativos.
Estamos falando de VÍDEOS!
Se você entrar em um site de viagens qualquer e comparar dois hotéis na mesma cidade, com valores semelhantes, sendo que um oferece fotos, tour virtual e vídeos (que inspiram e contam a história do hotel) e o outro não, qual hotel é mais interessante para você? Qual passa mais confiança e transparência?
Vídeos estão sendo considerados a principal ferramenta de marketing e um investimento obrigatório no atual ambiente de negócios on-line. Além de dar aos seus compradores o que eles querem, um vídeo pode inspirá-los a comprar seu hotel mais facilmente do que imagens estáticas. Os vídeos já fazem parte da venda e do ciclo de planejamento de viagem.
Vídeos são a melhor maneira de responder a este desejo crescente de informação, fornecendo à audiência online um rico conteúdo de mídia.
Edward Perry, Senior Director of E-Commerce da WorldHotels, é claro ao falar sobre o assunto: “Olhe para as imagens do seu hotel como se você fosse um turista (de lazer ou negócios) planejando sua viagem. O que você gostaria de encontrar? Saiba que as pessoas procuram por algo diferente. Meu conselho: use vídeos e imagens que transmitam uma experiência.”
“O vídeo e as diversas formas de mídia on-line permitem que marcas conectem-se emocional e esteticamente com os clientes – para contar histórias“, disse Doug Miller, Vice President da Global Media Solutions, Expedia.
“Hoje, a venda de viagens online é muito racional e linear, mas existe uma forte tendência, muitas vezes ignorada pelo segmento de turismo, de dar atenção ao lado emocional das compras.
A próxima inovação real para a venda de viagens on-line encontra-se na intersecção entre a criatividade e a tecnologia. Precisamos investir mais aqui (incluindo vídeos).” Salienta Miller.
(Fonte: http://www.img.photobucket.com/)
– Burst Medias, empresa de pesquisas, confirma que vídeos on-line vão além da demografia mais jovem, entre 18 e 24 anos, atingindo na mesma probabilidade de exibição o grupo etário de 35-44 e 45-54 anos.
Os dados acima deixam claro que não é mais possível ignorar a realidade. A competição é cada vez maior. Como seu hotel vai se diferenciar nesse mundo de opções infinitas? Com tanta procura e comparação, qual a probabilidade do cliente reservar o seu hotel se não encontra algo visualmente atrativo?
Imagine essa situação: Você procura um destino qualquer no Google Earth, dá um zoom nos hotéis da cidade e explora o hotel e o ambiente em 3D (imagens e vídeos). Além disso, você aproveita para ler os comentários de turistas/hóspedes que já viveram a experiência no lugar. A Realidade Aumentada (já comentada em artigo anterior) realmente está revolucionando o setor de viagens. E ainda temos muito pela frente. Não dá para seu hotel ficar fora dessa (r)evolução.
O nível extra de experiência que o vídeo traz ajuda a construir uma ligação emocional com o visitante, oferecendo todo o impacto de um hotel ou destino, com uma mistura única de sons e imagens.
“A experiência de vídeo vai ser cada vez mais exigida. As pessoas estão cada vez mais dispostas a comprar online, mas querem entender exatamente o que estão comprando”, diz Susan Kidwell, da agência de publicidade online AvenueA / Razorfish, que atende a Carnival Cruise Line.
A otimização dos motores de busca beneficiam viagens online. RSS feeds, SEO (Search Engine Optimization) e “metasearches” se tornaram vitais e os nomes das URLs (homepages) estão menos importantes. Ou seja, existem muitas outras possibilidades do seu conteúdo visual e descritivo ser localizado hoje em dia.
Os defensores de vídeos on-line dizem que, enquanto comentários de texto são as melhores para descrever a experiência e os serviços, os vídeos são necessários para criar confiança e refletir as diferentes experiências.
Por outro lado, os vídeos mostram o produto como ele é!
Mas as vantagens ainda valem o investimento. Você pode utilizar um vídeo na sua homepage, enviar para as Online Travel Agencies (OTAs), para as agências de viagens, distribuí-lo nas redes sociais (e até criar uma ação viral na internet), além de sites de viagens, entre outros.
Aproveite para conhecer um exemplo de site que integra fotos, vídeos, comentários e possibilidade de efetuar reservas online: TRIPTV
Mas alguns cuidados são importantes:
1) Não faça um vídeo simplesmente passando a câmera pelos ambientes. Lembre-se que essa ferramenta está conectada com o conceito de “expressão da experiência” e envolvimento.
2) Atenção ao conteúdo. Não subestime seu cliente potencial. Ele conhece mais do mercado, de vídeos e da sua concorrência do que você imagina.
3) Publicidade – Somente beleza estética não vende. A capacidade de transmitir ao consumidor a vontade de comprar é vital para uma boa conversão.
“Creio que alguns anunciantes estão fazendo um bom trabalho usando o vídeo para educar, simular (uma experiência de hotel, por exemplo), e rejuvenescer a emoção para sua marca. Acredito que outros podem fazer mais para incorporar o vídeo gerado por usuários corporativos ou em sites de viagens, bem como a bordo dos seus navios, aviões e em seus hotéis“, disse Geraldine Madeira, chefe da Travel Industry Solutions, Microsoft Online.
Avaliando os critérios de investimento em curso e ROI, Madeira complementa: “É difícil negar que, em tempos de crise, o preço tende a ser o centro da publicidade. Ao mesmo tempo, o vídeo online tem o poder de trazer imagens de viagens on-line de volta à vida.”
È mais fácil alguém se lembrar de produtos e serviços de vídeos (publicitários) que viram na internet do que a enxurrada de marcas “gritando” sobre seus produtos e serviços na televisão, por exemplo.
3) Quais as diferenças das categorias de apartamentos? O que eu terei se pagar a diferença de 200 reais a mais pelo apartamento Luxo em comparação ao Standard?
Os vídeos foram ganhando importância, pois proporcionam um elevado nível de confiança dos produtos e serviços aos consumidores.
“Os consumidores devem ser capazes de não só ver um hotel em fotos, mas tornar-se parte da experiência através das opções de mídia disponíveis. Nós acreditamos que esta é uma parte vital para aumentar a conversão de reservas online“, diz Edward Perry, da E-Commerce, WorldHo
tels.
De acordo com Perry, vídeos devem ser tratados como qualquer outro componente do investimento online, afinal, a Internet é o local onde as competências e a criatividade da publicidade, marketing e Relações Públicas interagem melhor.
Em resumo, a boa notícia para os hoteleiros é que a tecnologia veio para simplificar (e não complicar) nossa vida. Tudo o que foi falado acima dará mais poder ao consumidor, oferecendo-lhe uma visão muito clara do mundo de viagens.
Como conseqüência, aqueles que abrem ótimos hotéis (produto) e oferecem serviço de qualidade, continuarão no topo. A tecnologia só vai acentuar (ainda mais) seu sucesso. Além disso, lembre-se que, seus hóspedes estão fazendo e disponibilizando vídeos do seu hotel na web.
Por fim, não subestime o poder do marketing digital, invista em conteúdo visual (incluindo um ótimo vídeo) e veja seu percentual de conversão on-line superar todas as expectativas.