12 de abril de 2015

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Tendências Tecnológicas na Hotelaria

Esse meu artigo foi publicado na edição 4 da Revista Hotelaria.
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O ambiente tecnológico hoteleiro é conhecido por ainda viver na “idade da pedra”. Mas com as melhorias no clima econômico e investimentos no setor, é possível que possamos ver grandes avanços em um futuro próximo.
As exigências dos clientes estão mudaram o ambiente de negócios, seja na comercialização ou nas operações. Os hotéis que não se atualizarem rápido, despencarão na preferência dos consumidores.
A IDC (International Data Corporation) publicou na Forbes que 60% do crescimento total do mercado de TI será proveniente dos smartphones, tablets, etc. Portanto, os hotéis precisam preparar suas redes para um tráfego móvel muito maior.
Só os mercados emergentes, terão aumento do investimento em TI entre 10% à 35%. E para melhorar as operações globais, hotéis e fornecedores investirão pesado nos serviços na nuvem.
Em estudo recente da Smartbrief.com, divulgado pelo Wall Street Journal, algumas tendências se fortalecerão ainda mais:

  • BYOC (“Bring Your Own Content” – traga seu próprio conteúdo) está tomando o lugar de BYOD (“Bring Your Own Device” – traga seu próprio aparelho).

99% dos hóspedes já viajam com pelo menos um dispositivo (smartphone, laptop, tablete, etc). Destes, 45% viajam com dois dispositivos, e 40% com 3 ou mais.
Serviços de sincronização como Shodogg e Roomlinx, que permitem anexar os dispositivos à televisão, por exemplo, já ganham força nos hotéis.
Captura de Tela 2015-04-12 às 15.00.26

  • Serviços automatizados.

85% das pessoas afirmam que utilizariam serviços on-line para room service e governança.
91% dos clientes fariam o check-in em um quiosque automatizado.

  • Lobby como epicentro social e tecnológico.

Mesas comunitárias, pontos de venda e estações de carregamento de dispositivos estão incentivando mais do que apenas o tráfego transacional nos lobbies dos hotéis. Mais e mais pessoas estão vendo esse espaço como uma forma de trabalhar enquanto aprecia a atmosfera e oportunidades de networking.

  • Mais investimento (ainda) em Wi-Fi gratuita.

87% dos entrevistados acha que o Wi-Fi deve ser uma amenidade free.
Wi-Fi como produto de venda já passou, e muitos hotéis tiveram a ideia de permutar esse benefício pelo endereço de e-mails dos seus clientes. Além de ser bem aceito, o CRM dos hotéis está mais consistente.
     5)   Escritórios e espaços de eventos remotos.
Programas como Workspace on Demand e Liquidspace, juntamente com uma melhor concepção espaço para reuniões, permitirão o uso mais produtivo de reuniões em hotéis. A rede Marriott, conhecida por ser a marca hoteleira com maior investimento em tecnologia do mundo, já aderiu aos programas.

  • Integração Social e de Serviços

A tecnologia social continua a ter o engajamento do cliente como pilar de sustentação principal.
As redes sociais se tornarão uma oferta de nuvem padrão, e não mais um braço operacional separado dos negócios.
Todas essas tecnologias estão centradas no empowerment do cliente.
Se essas tendências ainda estão muito distantes da sua realidade, lembre-se que, no mínimo, o hóspede atual quer ter a comodidade e acessibilidade que ele tem em casa.
Invista corretamente em tecnologia, e bons negócios!
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