A economia dos dias atuais é habitada por experiências e consumidores bem informados, os quais possuem uma longa lista de desejos e altas expectativas em relação aos produtos e serviços. Suas expectativas são baseadas em anos de auto-treinamento na sociedade do hiperconsumo .
Segundo o Trendwatching, uma vez que temos altas expectativas em relação aos produtos e serviços e a maioria das marcas ainda não se adaptaram a este novo comportamento, surgem os consumidores indiferentes e irritados. Isso mesmo, somos mal humorados e frustrados. Portanto, se você trabalha em uma destas marcas de pouca “performance”, fique atento porque os seus consumidores tendem a não perdoar, parar de comprar e simplesmente não te explicar porque!A irritação neste caso pode ser explicada quando este consumidor é forçado a comprar um produto ou serviço de baixa “performance” simplesmente porque o “Best of the best” ainda não está disponível para ele.
Portanto, sempre se faça esta pergunta: – Quais serão nossos outros concorrentes?
Alguns exemplos de marcas que souberam explorar as expectativas dos consumidores e atuar
em nichos de mercados:
b. e.l.f. – Empresa americana que vende cosméticos por apenas US$ 1,00 além disso oferece o serviço de customização onde a consumidora pode criar sua própria linha de beleza. O site ainda contribui para instituições de caridade.
c. Claseo – Empresa Alemã que se apresenta como a primeira comunidade global exclusiva de compras. Cada membro tem um acesso e só pode participar se for convidado, a diferença das lojas on line exclusivas é que essa, funciona como uma comunidade. As pessoas se conhecem pelo portal trocam experiências e informações. Imaginem o rico material que a empresa tem disponível!