21 de outubro de 2010
VoltarSEM e SEO – O quanto seu hotel depende dos sites de busca?
– 87% desses usuários declaram que acham o que procuram;
– Busca é a segunda atividade mais popular da internet;
– A tendência é que o uso de buscadores ultrapasse o uso do e-mail em breve.
Mas com a nova geração dos sites de busca, o posicionamento (ranking) passou a depender da relevância, que é definida por algoritmos (cálculos que definem o quanto uma página é importante).
Processo contínuo com a intenção de promover um site, aumentar seu tráfego e/ou fidelidade, e principalmente aumentar o ROI (return on investiment – retorno sobre investimento). SEM envolve todas as ações internas (SEO/on-page) e externas (off-page).
Método que vai desde a criação de conteúdo relevante ao desenvolvimento de melhor qualidade técnica do site para facilitar a localização das palavras chaves pelos motores de busca. Ou seja, está mais relacionamento às técnicas de otimização internas do site (on-page).
Importante ressaltar aqui que a elaboração de um conteúdo interessante e útil torna uma homepage mais fácil de ser encontrada porque os visitantes tendem a indicar o website, colocando como favorito ou linkando para ele.
– Raramente vão além da primeira página. 80% clica nos três primeiros sites do ranking;
– 50% abandonam a busca depois da segunda página;
– 75% confiam nos resultados obtidos;
– 81,7% nem lê a partir da terceira página.
Lembre-se que um site pode baixar de primeiro para 40º no ranking em poucas horas ou vice-versa. Se você tem um expert em SEO trabalhando para seu hotel, ele vai garantir que, independente do conteúdo que foi “uploaded“, o site continuará nas primeiras posições.
2. Determinar a seleção de palavras chave (key words). Por exemplo: hotel em São Paulo, centro de convenções, “nome da cidade”, luxo, férias em Salvador, etc. Lembre-se que as palavras chave são o “coração” do SEM. Se quiser aumentar o tráfego para seu site, escolha palavras genéricas (hotel, cidade onde está localizado,etc). Se quiser aumentar a conversão, escolha palavras específicas (boutique, spa de luxo, evento corporativo). Elas atrairão um público menor, mas muito mais qualificado e relevante.
Acredito que está clara a importância de conhecer a terminologia exata que os clientes utilizam quando procuram um destino, um hotel, férias, etc.
3. Otimização on-page e off-page.
4. Monitoramento do posicionamento nas buscas.
5. Controle e ajustes.
Eles nada mais são do que anúncios publicitários veiculados na internet. Ao clicar, o usuário é levado direto para o site do hotel e o pagamento é feito por clique, sendo que o hotel escolhe o quanto quer pagar por dia. O link aparecerá de acordo com as palavras chaves que você escolher.
Na busca orgânica (como mostra o exemplo abaixo), eles são facilmente identificados acima ou no lado direito da página.
Em tempo: não estou dizendo para não investir nisso, mas para ser cauteloso e monitorar de perto os resultados. E nem poderia ser radical nesse assunto, afinal de contas alguns hotéis 5 estrelas do Brasil tem seus sites em 3º ou 4º lugares nos rankings dos buscadores, perdendo para as principais OTAs. Não deixe isso acontecer.
Como informação, as OTAs (online travel agencies) representam de 8% a 10% da receita bruta do Google. Entendeu agora um dos motivos do sucesso das OTAs?
Portanto, invista na homepage do seu hotel para a busca orgânica. Começe pelas estratégias on-page (SEO). Se o custo do otimização for menor do que o custo da publicidade paga, melhor ainda.
E nesse investimento estou incluindo a elaboração de um site amigável, de fácil navegação, com excelente conteúdo visual e uma boa e simples ferramenta de reservas (booking engine).
Sem isso, nem pense em direcionar milhares de potenciais clientes para seu site. Depois da primeira decepção, eles não retornarão.
E ainda há muito a aprender sobre o tema. Aqueles “especilistas”(do contra) que dizem que SEO é ultrapassado, falam que o Facebook, por exemplo, está ultrapassando o Google em usuários.
Mas não podemos esquecer que, em 2009, o lançamento do Google Social Search possibilitou a exibição de resultados diretamente das conexões das redes sociais no serviço de buscas do Google. Desde lá, muitas novas ideias já surgiram.
Não dá para negar que as buscas estão tomando novas dimensões. E isso é só o começo… Não subestime o poder dos buscadores, conheça profundamente o comportamento do usuário online (seu futuro cliente), invista em SEO e SEM e seja facilmente encontrado.