Pelo segundo ano consecutivo o blog “Propagando o Marketing” foi escolhido para ser um dos 20 convidados da HSM ExpoManagement. E lá fui eu novamente participar de inúmeras palestras super interessantes. Esse evento é, praticamente, um MBA Executivo de 3 dias.
Vejam abaixo alguns tópicos que achei mais interessantes de uma palestra sobre O Mundo (consumo) em 2020…
* Vendas Online – Serão 90% das empresas vendendo e 50% da população comprando pela internet. Entretanto, o consumo eletrônico não substituirá o consumo físico, mas o complementará. Serão criados negócios em ambientes intangíveis.
Hoje em dia, já são 60% dos brasileiros acessando sites de lojas, 58% considerando opiniões da web antes de comprar e 15% consultando a internet antes de decidir por algum produto.
* Integração dos Mercados (internacionalização) – A oligopolização mundial também será cada vez mais comum. Exemplo: todas as empresas de armas do mundo são sócias entre si.
BRICs – o que estamos vivenciando é só um aquecimento. A partir de 2020 será a vez de Brasil e Rússia.
* Economia Verde – Nos próximos 10 anos algumas áreas de forte expansão serão: biotecnologia, energia alternativa, nanotecnologia,etc.
* Envelhecimento da população – 20 anos atrás a média de idade das pessoas era de 50 anos. Hoje, é 90 anos. Em 2025 teremos mais gente morrendo que nascendo.
E o que pessoas com média de idade de 100 anos (naturalmente) vão fazer da vida? Somente consumir (como conhecemos hoje) cansa!
E não estamos falando de necessidades físicas, mas espirituais, intangíveis. Essas pessoas consumirão coisas e experiências que nem existem ainda. Um mundo complexo está se desenhando…
Tendências:
* Empresas especializadas já tem o 4G pronto e o protótipo do 5G. Seus profissionais já estão fazendo reuniões para discutir sobre o lançamento do 9G em 2040.
* Ética – um problema de ética virá em decorrência da evolução da tecnologia. A questão de armazenar chips com informações dentro de nós, por exemplo.
Ou a questão da sustentabilidade, que confronta o modelo econômico que temos hoje. Exemplo claro disso é a China: Hoje são 400 milhões de chineses vivendo na área urbana e 800 milhões na área rural. Em 2035,será 50% / 50% e, em 2050, serão 1 bilhão nas cidades e 250 milhões de pessoas na área rural.
Com 1 bilhão de consumidores no mesmo ritmo de hoje….a conta não fecha!!!
Não teremos o suficiente para comer. E o pior é a água. 70% do consumo de água do mundo é da agricultura. A crise de alimentos é eminente. 40% da produção de alimentos no mundo será do Brasil em função do espaço para plantar e criar gado.
Precisamos MUDAR O PADRÃO DE CONSUMO. O capitalismo se nutre da acumulação e de força de trabalho. Agora é o momento de distribuir para conseguir sustentar essa nova população.
NEGÓCIOS interessantes para investir:
1) Mercado infantil – é um mercado de 90 bilhões por ano.
2) Estética e aparências – esse segmento cresceu e continuará crescendo por causa do aumento da renda per capita e consequente maior auto estima. E não se iluda que é um mercado feminino. Os homens já representam 24% desse segmento.
3) Envelhecimento da população – oportunidade para a medicina preventiva, psicologia, etc. Muitos mercados que nem foram desenvolvidos (como falado acima).
4) Consumo de eco soluções – Só no bairro do Retiro em São Paulo são produzidas 10 toneladas de pano de lixo. O que fazer com isso?
5) Busca pela experimentação – as pessoas querem experiências lúdicas, ampliar os 5 sentidos (o que facilita e traz significado para o consumo). Se pensarmos somente em consumo pelo consumo, compra pela internet. Fora isso…invista na experiência!
6) Tribos – Muitos mercados ainda não são devidamente explorados tanto quanto poderiam. Exemplo: jovens gays.
Em geral, muitos empreendedores, quando tentam montar um negócio, não entendem o modelo mental do consumidor.
Exemplos:
-
Baby boomers – querem ir ao banco, sentar e conversar com o gerente.
-
Geração X – não gostam de cursos pela internet, preferem presenciais. São viciados em fast food (não cozinham), são “gordinhos”. Lembrem-se que o McDonalds entrou no Brasil quando esse pessoal era pré ou adolescente. Pessoal do interior vinha para a “capital” conhecer a “novidade”.
-
Geração Y – conectados, sem paciência.
Se seu negócio for específico para 1 geração única, evolua junto com a geração. Se for para uma faixa etária, mude constantemente seu negócio para acompanhar as diferentes gerações.
No futuro, o conceito de empresário deverá dar lugar ao empreendedor. E, ao invés da idéia de competitividade (individualista), deveremos pensar em “rede de cooperação”, com ética e cidadania!
E o perfil desse novo homem de negócios será:
2) Não desiste diante de obstáculos
3) Sabe onde quer chegar
4) Acredita em si mesmo
5) Identifica oportunidades
6) Faz tudo com qualidade
7) Cumpre seus compromissos
8) Calcula e assume riscos
9) Faz boas parcerias
10) Busca novos conhecimentos
Hoje, a cultura empreendedora de cada país é canalizada para coisas diferentes. Exemplo de orgulho de pai:
* Nos USA – “Meu filho fez o primeiro milhão!”
* No Brasil – “Meu filho já pegou todas do bairro!”
Portanto, direcione seu poder empreendedor para coisas relevantes. Um exemplo disso é um curso gratuito da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) sobre o assunto. Invista em você!
Bom futuro e bons negócios a todos!