Marketing Digital e Mídias Sociais na Hotelaria

Prazer enorme compartilhar com Paulo Salvador essa reportagem da Revista HotelNews sobre Marketing Digital e Mídias Sociais na Hotelaria.Arquivo EscaneadoEstas redes integram o storytelling da marca e são essenciais para a estratégia online.

Viajantes modernos são conectados, e por isso, é importante que as empresas ligadas ao turismo, incluindo a hotelaria, tenham uma estratégia inteligente de presença online e marketing digital. E o digital abrange uma série de estratégias. “Cada vez mais a visão deve ser holística. No passado pensávamos em marketing digital de sucesso envolve integrarmos a experiência física do cliente no hotel (se hospedar, frequentar o restaurante, fitness, etc) com a experiência digital do cliente no hotel (buscar o empreendimento, consultar informações, reservar, fazer check-in). Em todo processo, hoteleiros têm que dar a mesma relevância. A experiência de hospedagem se funde entre real e digital”, explica Paulo Salvador, diretor de distribuição do Intercity.

Cópia 2 de Arquivo Escaneado 1Se por um lado um site com foco na melhor experiência do usuário ajuda nas convenções em vendas e a presença no mobile alcança diferentes públicos, as mídias sociais são responsáveis pela interação dos viajantes com as marcas. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Linkedin, além de ferramentas como YouTube e TripAdvisor são as plataformas que fazem essa fusão do real com o digital. Cada uma destas ferramentas têm funcionalidades, formatos e públicos específicos, e é essencial que o hotel tenha clareza de seus objetivos em cada ação planejada para as mídias sociais. “O objetivo é traçar a sua comunicação com seu público. Normalmente cada um dos canais complementa o outro no storytelling (o desenvolvimento da narrativa da identidade) da marca”, completa Maurici Junior, consultor senior da iHouse Web e professor na ComSchool, destacando que o marketing digital é uma somatória de diversas frentes de atuação.

A gama de possibilidades de investimento e presença é grande e novas ferramentas surgem constantemente. Então, como fazer a escolha por uma, por outra, ou várias delas? “O que costumamos dizer é que o mais importante do que a ferramenta, é o planejamento. Quem é o público alvo, que linguagem usar. Não adianta você entrar em um canal sem realmente saber qual seu objetivo. É um dos grandes erros que vemos.”, completa o professor.

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Arquivo Escaneado 1Estratégias de Marketing Digital:

A presença nas mídias sociais é importante, mas o trabalho eficiente de marketing digital exige a integração desta com outras ferramentas. A consultora Gabriela Otto, que preside o braço brasileiro da HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International), dá algumas dicas para fugir do ‘arroz e feijão’ digital e otimizar sua estratégia:

  1. Cuidar da sua reputação online, respondendo todos os comentários e convidando os clientes a darem sua opinião, sem medo, e com total transparência. De acordo com a Cornell University, o aumento de um ponto no ranking do Tripadvisor, por exemplo, representa incremento de 0,89% na diária média, 0,54% na ocupação, e 1,42% no RevPAR (Receita por apartamento disponível).
  2. Fazer campanhas pelas redes sociais, criando hashtags interessantes, engajando pessoas.
  3. Criar 70% do seu conteúdo com informações relevantes sobre a cidade, sua cultura local, turismo regional, curiosidades, etc. Agregando valor para as pessoas, o hotel se torna mais interessante. Somente 30% do conteúdo deve ser direcionado para  a venda.  Afinal, nada pior que uma marca que só vai às redes sociais só para dizer ‘me compre’.
  4. Direcionar todo o fluxo online para seu site. E criá-lo de tal maneira que motive o potencial cliente a comprar por ali.
  5. Criar benefícios exclusivos para a compra através do seu site.

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Palestrante e Diretora da GO Associados, especializada em Capacitação de Pessoas, Excelência em Serviços, Marketing, Gestão do Luxo, Turismo e Hospitalidade. Gabriela atuou por 20 anos em reconhecidas multinacionais.