É Puro Luxo!

Prazer participar da matéria da Revista SEGUE VIAGEM, da Trend Operadora, sobre Luxo.

Veja aqui a matéria online da 27ª edição, ou a transcrição abaixo…

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Confira alguns do diferenciais que caracterizam os hotéis 5 estrelas.

Não importa se o seu cliente prefere curtir alguns dias na praia, bronzeando-se sob o sol, ou aproveitar uma temporada no campo, deliciando-se com o ar puro das montanhas. Afinal, as preferências de cada um ditam a escolha do destino e do meio de hospedagem. Contudo, existe um pré-requisito do qual pouquíssimos viajantes estão dispostos a abrir mão: atendimento de qualidade.

Sair de casa por alguns dias para descansar ou participar de uma reunião de negócios significa deixar o conforto do lar para trás e lidar com uma vulnerabilidade que antes não existia. E é exatamente essa preocupação em cuidar de cada detalhe e fazer de suas instalações um pedacinho de casa que tem alavancado a demanda pela hotelaria de luxo.

É fácil se apaixonar pelo seu requinte e elegância, mesmo porque tudo é pensado para elevar o bem-estar, e os hóspedes são continuamente cercados de mimos e atenção.

Benefícios de Primeira Linha

A aura da sofisticação desses empreendimentos é visível já do lado de fora. Funcionários sorridentes e bem treinados estão sempre prontos para ajudar os recém-chegados a descer do carro e retirar as malas – aliás, ‘malas’ é um termo que nem é preciso ser levado em consideração, já que elas são direcionadas para os apartamentos antes mesmo do check-in ser finalizado.

E por falar em check-in, esse momento representa muito mais do que preencher a ficha de cadastro e retirar a chave do quarto.  Com frequência os hóspedes são recepcionados com toalhinhas quentes para limpar as mãos e o rosto, recompondo-se da viagem enquanto aguardam na fila…Fila? Nem pensar! Esses hotéis conhecem bem os seus clientes e sabem onde eles apreciam agilidade e tempo de espera quase nulo.

‘No verdadeiro hotel de luxo, o foco na qualidade é sempre um compromisso total, nunca parcial ou seletivo. O hotel precisa ser genuíno e consistente na sua entrega’, explica Gabriela Otto, especialista no segmento de viagens de alto padrão.

Com a chave na mão

Melhor do que percorrer as instalações de um hotel 5 estrelas é abrir a porta do quarto e se deparar com um luxo todo particular: camas enormes, geralmente king size, cobertas por um lençol branquíssimo fabricado com centenas de fios e por um acolchoado macio e fofinho, design moderno e acolhedor, varandas espaçosas e com vistas espetaculares, jacuzzi ou piscinas particulares, acomodações amplas, com mesa de trabalho, poltronas e cadeiras confortáveis – algumas dispõem até de grandes sofás, posicionadas de frente para aparelhos de televisão de LCD ou, por que não, telões…

Muitos apartamentos têm dispositivos interativos que comandam a automatização do quarto e que podem ainda ser utilizados para fazer pedidos de room service – alguns permitem até que o hóspede acompanhe em tempo real quem passa pela recepção.

Nesses verdadeiros palácios privados estão roupões e chinelos (com a numeração exata do hóspede, é claro!), menu de sabonetes, diversas opções de travesseiros, seleção de jornais e revistas, papelaria customizada e amenidades de marcas renomadas, em sua maioria artigos de banho – shampoo,  condicionador, hidratante, sais e até mesmo lixas de unha perfumadas são alguns exemplos que podem transformar a estada em uma experiência ainda mais satisfatória.

‘Recentemente, no exterior, me deparei com um bolsa de água quente no quarto. Ao perguntar o motivo, me explicaram que é porque as pessoas costumam chegar tensas da viagem. Isso demonstra um foco incrível nos detalhes e é fundamental no processo de fidelização’, comenta Gabriela.

Mais Diferenciais

O diferencial mais importante dos hotéis de luxo é o oferecimento de um serviço impecável, tão diferenciado quanto quem o está usufruindo. O treinamento começa com as camareiras, responsáveis por zelar pela manutenção diária do quarto e por garantir que nada falte, e engloba todos os funcionários, já que cada um desempenha um papel fundamental no quesito ‘bem servir’.

Tamanho refinamento é comprovado pelo fato de que muitos dos hotéis contam com serviços de mordomo, profissional responsável por oferecer atendimento personalizado para os hóspedes e satisfazer até mesmo a menor das suas necessidades 24 horas por dia – ele pode personalizar o apartamento de acordo com as suas preferências pessoais, arrumar a mala ou mesmo organizar um roteiro de viagem. Um luxo! Quem viaja com crianças também pode se surpreender com mimos específicos para os pequenos, presenteados com amenidades, livros, atividades exclusivas e tratamento vip, incluindo até aulas de culinária com o chef.

Em muitos casos, bichinhos de estimação são bem-vindos! Usufruindo instalações próprias, comida especial e passeios, os pets são recepcionados com todo o cuidado e atenção – alguns empreendimentos disponibilizam até equipes exclusivas para eles.

‘Não é à toa que vemos tantos hotéis investindo em aromas marcantes (memória olfativa), música ambiente exclusiva (memória auditiva), uniformes confeccionados por estilistas conhecidos, material gráfico excepcional, design inovador, amenidades de marcas luxuosas… Tudo o que tangibiliza o luxo na percepção dos seus hóspedes vale o investimento’, ressalta a especialista.

Entretenimento é um fator importante e, portanto, muitos hotéis contam com piscinas aquecidas, academias de ginástica com lounge e modernos spas, onde é possível desfrutar massagens, banhos de ofurô e muitos outros serviços voltados ao bem-estar físico e espiritual.

O Prazer de Comer

Deliciar-se com as opções gastronômicas do hotel é sempre uma excelente alternativa, já que o cardápio é geralmente assinado por renomados chefs.

De acordo com Gabriela Otto, a gastronomia nesses empreendimentos se difere pelos ‘ingredientes de alta qualidade, pela consistência, por estabelecer uma conexão entre o restaurante e o posicionamento da marca e por oferecer uma experiência inesquecível’. Parafraseando Rogério Fasano, ela diz, ainda que é preciso que o chef entenda que dar prazer aos outros é a essência da sua profissão.

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Palestrante e Diretora da GO Associados, especializada em Capacitação de Pessoas, Excelência em Serviços, Marketing, Gestão do Luxo, Turismo e Hospitalidade. Gabriela atuou por 20 anos em reconhecidas multinacionais.