3 de maio de 2015

Voltar

É hora de largar seu emprego!

O título pode ser forte, mas para James Altucher, autor do livro “I Was Blind But Now I See” (Eu era cego, mas agora eu enxergo), a afirmação é óbvia. Entenda os motivos que levaram Altucher a afirmar que, para se manter competitivo, esse é o ano em que você deve deixar seu emprego.
keep-calm-or-quit-your-job
O que você procura no mundo corporativo?
A maioria das pessoas buscam objetivos de longo prazo:
  • Ser aplaudido genuinamente pelos pares
  • O mito da segurança corporativa
  • Comprar um relógio de ouro
  • Subir na carreira seguindo a hierarquia normal
 Não é porque a economia está balançando em alguns países, mas a inovação e a economia global não permitem mais que os profissionais não tem outra escolha a não ser o trabalho independente.
7 Teorias de Altucher:
1) Não espere por atalhos
Você não pode ganhar dinheiro sem vender algo real. Você não pode fazer algo real, sem primeiro imaginar esse algo acontecendo. Você não pode imaginar o negócio sem criar algo de valor para os outros seres humanos.
O mundo não permite mais bobagens…e você precisa sair do seu trabalho, precisa de idéias em movimento, e o ambiente corporativo é um dos maiores limitadores da criatividade.
Você precisa construir uma base para a sua vida ou em breve não terá mais ‘um teto’.
2) Você foi substituído
Muitas mesas estão vazias nas empresas, muitos andares estão escuros, sendo devolvidos.
Duas razões para esse fenômeno:
  • Tudo o que puder ser terceirizado, será.
  • A tecnologia assumiu o papel dos “aspones”.
  • Indústria dos profissionais temporários em pleno crescimento
A maioria dos empregos que existiam há 20 anos atrás não são mais necessários hoje em dia. A primeira década desse século foi permeada por CEOs jogando golfe e se perguntando: “Como vamos nos livrar desse peso morto?”
E eles descobriram a desculpa perfeita: “É a economia”.
3) Empresas não gostam de você. 
Elas não pensam em você, nem querem seu sucesso sozinho. O único foco delas é nelas mesmas. Você é completamente descartável.
4) Dinheiro não traz felicidade. 
Você já se fez a pergunta: “Devo aceitar o trabalho que eu gosto ou devo escolher o emprego que paga mais?”
Estudos mostram que um aumento de salário não aumenta a felicidade no mesmo patamar. A razão é simples, as pessoas gastam rapidamente a diferença. Você compra um computador novo, um sofá melhor, uma TV maior, e então você pergunta: “Para onde foi todo o dinheiro?
Mesmo não precisando das coisas acima, agora você realmente precisa de uma coisa: outro aumento em seu salário.
Assim você volta para o casino corporativo e mais uma tentativa na roleta salarial.
Em outras palavras, não fique no emprego para aumento salarial ou segurança a longo prazo. A liberdade da preocupação financeira nunca chegará onde você quer. Só o tempo livre, a imaginação, a criatividade e a capacidade de desaparecer vai ajudá-lo a entregar o valor que ninguém nunca entregou antes na história da humanidade.
chalk writings on blackboard: Dear boss I quit
5) Conte quantas pessoas podem tomar uma decisão e arruinar sua vida. 
A maneira de evitar isso é diversificar as coisas que você está trabalhando para que nenhum cliente, chefe ou fornecedor possa tomar uma decisão e torná-lo rico ou destruí-lo, realizar os sonhos da sua vida ou acabar com eles.
Claro que não pode acontecer de um dia para o outro. Comece a planejar agora como criar o seu próprio destino, em vez de permitir que as pessoas que não gostam de você controlem o seu destino. Quando você faz essa contagem, veja que o número chega a mais de 20.
6) Seu trabalho satisfaz suas necessidades? 
Leia-se como necessidades: satisfação física, emocional, mental e espiritual.
A única vez em que estive satisfeito no trabalho foi quando tinha tempo para me divertir com meus amigos, passar o tempo com a família, curtir meus hobbies, escrever, etc.
Não me sinto satisfeito quando trabalho demais, lidando com pessoas que não gosto, sentindo minha criatividade ser esmagada, etc. Quando estiver nessa situação, traçe sua estratégia de saída.
Suas mãos não são feitas para digitar mensagens, ou segurar um telefone enquanto você fala com as pessoas que você não gosta. Cem anos a partir de agora as suas mãos vão apodrecer como poeira em seu túmulo. Você tem que fazer uso maravilhoso das suas mãos agora.
Pode-se argumentar, “nem todo mundo consegue satisfazer todas essas necessidades em um emprego.” Isso é verdade. Mas, desde já sabemos que um salário não vai fazer você feliz, então modifique o estilo de vida e de trabalho para, no mínimo, satisfazer melhor suas necessidades. E quanto mais essas necessidades são satisfeitas, mais você vai criar as condições para uma verdadeira abundância entrar em sua vida.
Sua vida é uma casa. A abundância é o telhado, mas a fundação e o encanamento precisam estar lá primeiro ou o teto vai cair, e a casa será inabitável. Você cria a fundação seguindo a prática diária. Digo isso não porque estou vendendo alguma coisa, mas porque a fundação trabalhou para mim cada vez que meu telhado desabou, quando minha casa foi bombardeada, quando a geada escaldante trouxe vento frio…mas eu consegui reconstruir.
7) Seu plano de aposentadoria é uma droga.
O mito da poupança já acabou faz tempo.A inflação e taxas bancárias corroem seu dinheiro e você terá  que viver muito tempo fazendo coisas que não gosta de fazer para poder sobreviver.
E, de repente, você tem 80 anos e está vivendo um estilo de vida reduzida a uma caverna que mal consegue manter quente durante a noite.
O único plano de aposentadoria é escolher-se. 
E não deixe-se abater quando outros disserem “você não é um empresário”.
Isto não é verdade. Todo mundo é um empreendedor. As únicas habilidades que você precisa para ser um empreendedor: a capacidade de falhar, a capacidade de ter idéias, habilidade para vender essas idéias, competência para executar essas idéias, e ser persistente, pois se falhar, você aprenderá e passará para a próxima aventura.
Qual é a sua outra opção? Para ficar em um emprego onde o patrão está tentando mantê-lo para baixo, eventualmente substituí-lo, você vai pagar apenas o suficiente para você sobreviver, irá girar entre elogios e insultos.
Você e eu temos as mesmas 24 horas de cada dia. É assim que você vai gastar o seu?
8) Chega de desculpas.
“Estou muito velho.” “Eu não sou criativo”. “Eu preciso do salário mensal.” “Eu tenho que criar meus filhos.” 
Eu entendo. Ninguém está dizendo sair hoje. Antes de um ser humano corre uma maratona que aprender a engatinhar, em seguida, dar passos de bebê, depois a pé, em seguida, executar. Em seguida, exercer todos os dias e ficar saudável. Em seguida, correr uma maratona.
Faça a lista agora. Cada sonho. Eu quero ser um autor de best-seller.
  • Eu quero reduzir minhas necessidades materiais.
  • Eu quero ter a liberdade de muitas das preocupações que sucumbiram à toda a minha vida.
  • Eu quero ser saudável.
  • Eu quero ajudar todas as pessoas ao meu redor ou as pessoas que entram em minha vida.
  • Eu quero tudo o que faço para ser uma fonte de ajuda para as pessoas.
  • Eu quero apenas estar em torno de pessoas que eu amo, pessoas que me amam.
  • Eu quero ter tempo para mim.
Todos os dias, ao acordar, pergunte:
“Quem pode me ajudar hoje?”
Passo a passo.
9) Abundância nunca virá de seu trabalho.
Abundância só vem quando você está se movendo ao longo de suas metas pessoais.
Quando você está realmente melhorando as vidas das pessoas ao seu redor.
Melhore a sua família, seus amigos, seus colegas, seus clientes, potenciais clientes, leitores, pessoas que você nem conhece ainda, mas você gostaria de saber. Torne-se um farol de valorização e, em seguida, quando a noite está cinza, todos os barcos se moverão em direção a você, trazendo suas riquezas abundantes.
E Altucher finaliza….
Não acredite em mim. Fique com um chefe que você odeia. Um trabalho que é mantê-lo trancado em uma corrente ao redor de seu pescoço, atormentando-o com aumentos mínimos de salário e cargo. Mantenha-se em uma cultura que genuinamente não se importa com você.
Até que você escolha-se para o sucesso, e tudo o que envolve a escolha, você continuará a olhar para seu emprego e, como um amante, buscará  desesperadamente um sinal de que ele ou ela te ama de volta. Mas aos poucos as luzes vão desaparecer…
Voltar