1 de novembro de 2012

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Budget 2013: Por um ano lucrativo!

Esse meu artigo também foi publicado no site Hôtelier News. Clique AQUI.
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Levantamento de dados, análise de números, aprovação dos proprietários, adequação ao posicionamento da marca, cálculos infindáveis e dor de cabeça.
Todo final de ano é assim. Variando entre entusiasmo e tédio, a essa altura muitos hoteleiros já estão pensando como cortar custos, onde seu dinheiro deve ser gasto e como ganhar mais no ano que vem.
Com um estudo prévio sobre tendências e oportunidades, seu trabalho será mais leve e suas decisões muito mais assertivas.
Para deixar esse período menos estressante, seguem alguns conselhos que podem ajudá-lo a planejar um 2013 lucrativo:
     1) Mídias Sociais (“So” – Social)
Sim, elas vieram para ficar!
Engajar-se nas mídias sociais pode até mesmo ajudar o seu ranking de busca orgânica. O Google já avisou que está começando a impulsionar rankings de hotéis. Aqueles com pouca ou nenhuma presença nas redes sociais vão começar a cair lentamente.
Incorpore anúncios pagos também. Anúncios no Facebook, por exemplo, são muito baratos, simples e uma ótima maneira de atingir pessoas com interesse pelo seu hotel, destino ou estilo.
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em Redes Sociais: 15%
2) Busca Local (“Lo” – Local Search)
Por que busca local é importante? É só pensar em como você pesquisa normalmente na internet. Se está indo para Porto Alegre (só para lembrar minha linda cidade natal), provavelmente vai digitar algo parecido com “Hotel Porto Alegre”. 
Se já aterrissou, talvez faça uma busca no Google Maps ou Yelp (que localiza estabelecimentos comerciais através do GPS). Ambos são considerados pesquisas locais.
Você precisa aperfeiçoar essa busca. Para isso, precisa se manter atualizado, pois é uma estratégia que está sempre em evolução e precisa de atenção constante.
O ideal é ter (ou contratar uma agência digital) um especialista em SEO (Search Engine Optimization)  para lidar com todo seu marketing de busca.
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em Local Search: 10%
3)  Site do Hotel – normal e para smartphone (“Mo” – Hotel Website & Mobile Site)
O foco principal do seu budget de marketing se resume em somente um objetivo: direcionar reservas para o seu site(seja ele da sua marca, independente, ou os dois).
Além disso, é essencial a criação de um site amigável para smartphones.
Dê uma olhada nos sites da concorrência. Se o seu site tem mais de 3 a 5 anos de idade, há uma grande chance de sua concorrência estar roubando muitas das suas reservas, pelo simples fato de ter uma homepageesteticamente mais agradável, mesmo seu produto sendo melhor.
Se o seu site está poluído com muitas informações, é difícil de navegar ou faltam imagens atraentes ou atualizadas, pode ser hora de uma reformulação completa. Nem pense duas vezes: essa deve se tornar sua prioridade.
Lembre-se que os sites com maior taxa de conversão são fortemente baseados em imagens incríveis e são fáceis de navegar.
Recomendação de investimento do seu budget de marketing no seu Site (normal e para smartphones): 20%
                         Fonte: www.attaindesigng.co.uk
 4) Fotografia
Utilize as mesmas regras do site. Se suas fotos tem de 3 a 5 anos de idade, contrate um fotógrafo experiente (sob recomendações), exija fotos trabalhadas, se possível com produção, e renove seu banco de imagens.
Lembre-se que elas devem atender o mercado publicitário e jornalístico, além de estarem totalmente alinhadas com seu posicionamento de marca.
O que mais ouço dos hoteleiros é: “A renovação ficou ótima, mas ainda não temos fotos novas”.
Imagens podem transformar internautas em hóspedes rapidamente. Se você não sabe por que a taxa de conversão do seu site está baixa, tente atualizar as fotos. Um teste feito com um hotel nos EUA aumentou sua conversão de 5% para 12% após a mudança das imagens.
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em Fotografia: 15%
5) Anúncios Pagos
De acordo com Jennifer Dewey, Consultora americana e especialista no assunto, os hotéis não devem nem pensar em retirar seus investimentos das pesquisas pagas no Google e nas OTAs (Online Travel Agencies).
Essa ainda é a forma mais rápida de se ganhar exposição.
Não é raro hotéis comprarem palavras referentes à busca dos seus concorrentes. Encontrar as palavras-chave corretas é vital.
Google, Expedia, Facebook são algumas sugestões. Além de customizáveis, são fontes mensuráveis de ROI (retorno sobre investimento).
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em Anúncios pagos: 10%
 6) Search Engine Optimization (SEO)
Se você está orgulhoso por seu site ter sido construído com base em SEO, volte ao trabalho. Isso não garante que seu ranking vai resistir por muito tempo.
Só em 2011, o Google mudou seu algoritmo mais de 500 vezes. Como consequência, os resultados de pesquisa se tornaram mais relevantes e valiosos.
Novamente, um especialista em SEO é essencial para manter e ganhar exposição em vários motores de busca.
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em SEO: 20%
7) Gestão da Reputação
De acordo com o RateTiger, 33% dos internautas mudam sua escolha de hotel com base em comentários.
Gerenciar o Tripavisor, varredura periódica, responder comentários, incentivar hóspedes a postar comentários quando a experiência for positiva, tudo faz parte da gestão da reputação online.
Obrigação para 2013!
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em Gestão da Reputação: 5%
 8) Manutenção
Tudo está evoluindo muito rápido, a internet muda todos os dias, a maneira como as pessoas consomem também. Portanto, o conteúdo no seu site, nas redes sociais e seu conhecimento também deve evoluir. E rápido!
Recomendação de investimento do seu budget de marketing em manutenção: 5%
Em resumo, as Recomendações para seu Bugdet 2013 são:
              
Planejamento é fundamental nessa hora. Portanto, deixe a preguiça de lado, entre de cabeça nos números e tendências de mercado, tornando seu 2013 mais tranquilo e lucrativo!
 
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