4 de abril de 2013

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4 Tendências da Hotelaria para 2013

Esse meu artigo também foi publicado no Hôtelier News. Clique Aqui.
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Duas publicações interessantes, da Deloitte e da Travel+Leisure, acabaram de sair do forno e podem nos ajudar a entender o mercado para 2013. Como são estudos realizados em mercados mais maduros, podemos projetar essas tendências no Brasil para alguns anos à frente.
Selecionei as tendências mais conectadas à realidade brasileira no setor de THL (Travel, Hospitality and Leisure) para comentar:
1) Invista na Agilidade e Redução de Custos
O mercado está exigindo empresas cada vez mais ágeis e flexíveis. Sem prejudicar seu core business e/ou posicionamento de marca, pense na simplificação dos processos, menor complexidade da infraestrutura de informação e terceirização.
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(imagem: mymoneyavenue.blgospot.com)

Siga os 4 mandamentos da redução de custos:
– Entenda seu cliente (e não gaste tempo e dinheiro em projetos que ele não vê valor).

– Otimize a experiência do consumidor através dos canais de vendas.  Não esqueça, obviamente, dos custos de distribuição que, como já descrito no artigo O Novo Mundo da Distribuicão, podem chegar a 35% da sua receita. Distribua de forma inteligente, e cada vez mais direta!

– Aumente a retenção do seu cliente. Qual o percentual dos seus hóspedes que retornam? Descubra e coloque uma meta audaciosa. Sua base de clientes deve contar com pelo menos 20% de consumidores fiéis (que só optam por outro hotel quando você não tem disponibilidade). Aquele que fica muito com você, mas também fica muito na concorrência, não vale.

– Reconheça e elimine problemas. Inclua tudo, desde processos e fornecedores, até intermediários e funcionários.

2) Melhore a experiência do consumidor.
A facilidade com que novos players entram no mercado é impressionante.
Maior transparência significa que o consumidor pode pesquisar e reservar diretamente com fornecedores, motores de busca, sites de comparação, afiliadas, agentes e muito mais. No atual ambiente multicanal, onde intermediários se confundem com concorrentes, os “jogos online” podem até desviar algumas reservas diretas, mas entregar uma ótima experiência continuará sendo o diferencial.
3) Inove no meio digital e nas Mídias Sociais
Com um papel cada vez mais importante para atrair viajantes, a tecnologia tem 2 papéis vitais atualmente:
– Facilitar os processos internos, para que a empresa invista realmente no seu core business, sem perder o foco.

– Aumentar o valor para o cliente, desde o processo de pesquisa e compra, até o pós-venda e recomendação.

4) Adapte-se à nova geração
Compartilhamento – A nova concorrência da hotelaria é descolada, inte
ressante, nascida online, e está arrebatando muitos jovens ao redor do mundo.
Airbnb, fundado em 2008, abriu o mercado para o aluguel de acomodações, experiências e viagens únicas, em qualquer faixa de preço. Cada vez mais pessoas rentabilizam o espaço disponível em casa, fazendo com que o site já atue em 26 mil cidades e 192 países. Além disso, o Airbnb abriu as portas para serviços ainda mais sofisticados como Portico Club e Inspirato (da American Express).
Não conhece esse tipo de negócio? Converse com um jovem conectado e pergunte o que ele acha da ideia.
Não é necessário mudar seu modelo de negócio, mas é importante que ele proporcione interatividade suficiente.
Conectividade – a ordem é wireless everything. Esse item nem precisa de explicação, certo?! Liberte seu hóspede!
wireless
(foto: gozonews.com)

Sustentabilidade – Enquanto as companhias aéreas estão trabalhando para uma maior eficiência do combustível, muitos hotéis e restaurantes estão reformulando seus cardápios. Chefs ao redor do mundo estão concentrando esforços na alimentação orgânica e de baixo teor calórico para construir uma imagem positiva e de confiança perante seus consumidores.
O que seu hotel está fazendo com relação à sustentabilidade? É um processo contínuo?
organico
(foto: organics.net)

Todas essas estratégias serão cada vez mais vitais para empresas do setor THL deixarem seu legado em um mercado em evolução. Seu negócio está muito longe dessas 4 tendências?
Comece já!
Seu cliente não vai esperar por você.
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Tendências da Hotelaria – Budget 2012

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